Selkirk Rex

História  Temperamento  Características  Cuidados FAQ  Referências


História

A criadora da raça foi Jeri Newman. Ela era criadora de Persas e, em uma de suas ninhadas, uma fêmea teve seis filhotes, três deles com os pêlos totalmente ondulados. Eram dois machos e uma fêmea. 

Uma das raças mais novas, este gato de pelagem naturalmente ondulada se originou de um gato doméstico, Miss DePesto of Noface (Pest), encontrada em um abrigo em Montana. Foi dada a uma criadora de Persas, que era Jeri Newman, de Montana, e a gata cruzou com PhotoFinish of Deekay, um Persa negro. Dos seis filhotes que Pest teve, três tinham pelagem ondulada - provando que Pest era portadora do gene para pelagem ondulada e, assim como acontece com o Cornish e o Devon Rex, este era dominante. Mesmo sendo um gene dominante, os filhotes de uma mesma ninhada podem nascer com pêlos lisos ou ondulados. 

Jeri descreveu Pest como tendo cabeça de Devon Rex e corpo de Chartreux (ou seja, cabeça angular e corpo grande com pernas magras). Pest era uma gata de tamanho médio, de corpo musculoso, pernas medianas, cauda de tamanho proporcional ao corpo, cabeça larga com orelhas bem separadas e um focinho longo. Como Jeri achava que a aparência de Pest não era das melhores, ela resolveu (baseada em pesquisas sobre acasalamentos e seus resultados) que uma aparência mais equilibrada, semelhante à do British Shorthair, era o ideal para a conformação da raça que ela estava começando a criar: o Selkirk Rex. Assim, o padrão da raça feito por Jeri para obter o registro do Selkirk na CFA (Cat Fanciers Association) a descrevia como tendo aparência de British. 

Jeri foi quem nomeou a raça de Selkirk Rex. Ela não queria dar-lhe o nome de "American Rex", como aconteceu com o Cornish e o Devon Rex, que receberam seus nomes das regiões onde foram originados. Ao invés disso, decidiu honrar seu padrasto chamando a raça de Selkirk, que era o sobrenome da família. Quando outros lhe perguntam o por que do nome, ela diz que havia uma cadeia de montanhas em Wyoming chamada Selkirk e foi de lá que veio o nome da raça. As montanhas Selkirk ficam no leste do Canadá, mas não em Wyoming.

O nome Rex foi escolhido devido à pelagem ondulada do gato - o que indica uma mutação na pelagem, diferente da que acontece com o American Wirehair, mas muito parecido com a que acontece com o Cornish e o Devon Rex. Outros Rex com pelagem ondulada são conhecidos: o Oregon Rex (desde que desapareceu, não se conhece muito das características de sua pelagem) e o German Rex (possui o mesmo gene do Cornish). Assim, o nome Selkirk Rex indica uma nova raça de gatos de pêlos ondulados.

Mas, por quê o termo "REX" é usado para descrever o tipo de pelagem? Assim como no Cornish e no Devon Rex, a palavra veio da cunicultura (criação de coelhos), cujos coelhos denominados Rex possuem uma pelagem característica, com textura de veludo. 

" O nome Rex vem do latim e se refere ao regente ou rei de um país. Um criador francês de coelhos, chamado Desire' Callion, foi quem promoveu a descoberta de uma variedade de pêlo curto em coelhos. Ele vendeu alguns desses coelhos para o Rei Albert, da Bélgica, no final de 1890. O Rei criou esses coelhos e os levou para participar de uma exposição da Europa. Para o juiz não foi fácil julgar aqueles animais, especialmente porque tinham sido levados pelo Rei e por terem um padrão de pelagem incomum.

" Ao invés de desqualificar os coelhos do Rei, os funcionários da exposição escreveram 'Rex' nas entradas do Rei. Todos os coelhos com essa mutação de pelagem foram chamados de Rex desde então, independente da sua coloração. "

Quando os primeiros gatos de pêlos ondulados foram descobertos em Cornwall, Inglaterra, eles foram chamados de "Rex" devido à pelagem dos coelhos. Então, quando o Devon Rex foi descoberto, foi chamado de "Rex", assim como o Cornish Rex. Rex simplesmente se tornou conhecido na criação de gatos como um animal com pelagem incomum. 

Quando o American Wirehair foi estabelecido como raça, os criadores escolheram usar o termo usado em mutações que ocorrem em humanos e outros animais, chamada de mutação "cabelo crespo" (wirehair), que resulta em uma estrutura de pêlos (ou cabelos) duros e cerdosos. A maciez da pelagem do Selkirk Rex é parecida com a do Cornish ou do Devon Rex, então o termo Rex é mais apropriado à essa raça. A palavra Rex no Selkirk enfatiza o fato de que esta pelagem é incomum. 

A primeira exposição da CFA que teve a presença do Selkirk Rex foi em Salt Lake City, Utah, em Janeiro de 1990. Os dois gatos exibidos eram o Oscar e o Snowman. 

Em Fevereiro de 1992, a CFA aceitou o Selkirk Rex como raça e passou a registrá-los. Em Outubro de 1992, a raça foi colocada na classe Raça Diferente. 

Os criadores estão começando a cuidar mais de suas ninhadas de gatos de pelagem crespa, mantendo apenas os melhores para procriação. Os machos são mais fáceis de serem vendidos e adquiridos como animais de estimação do que as fêmeas, já que a maioria dos criadores prefere manter as fêmeas como reprodutoras, e não os machos. Acasalamentos com outras raças ainda ocorrem. Mesmo que a pelagem do Selkirk Rex seja uma mutação de gene dominante, em uma mesma ninhada podem nascer filhotes de pêlos lisos e também de pêlos ondulados, que são os desejáveis. Os Selkirk de pêlo liso possuem a mesma personalidade dos seus irmãos de pêlos ondulados, mas não são utilizados na reprodução, somente sendo vendidos como animais de estimação. Geralmente custam bem menos que um filhote de pêlo ondulado. 

Nos dias de hoje, precisam-se de criadores de todas as partes do país (EUA) - de preferência aqueles que têm experiência no cruzamento entre raças diferente - de Persas, Exóticos ou British Shorthair, pois são as raças atualmente usadas para aumentar as linhas de sangue do Selkirk Rex. 

Temperamento

A raça não serve para pessoas nervosas e organizadas demais. Os donos desses gatos devem estar preparados para aceitar todos os tipos de piadas relacionadas à pelagem deles, tais como: "O pêlo do seu gato está de mau humor". "Por que você não tosa o seu gato.". Embora não sejam os gatos mais bonitos, são muito simpáticos. 

Os donos de Selkirk Rex freqüentemente são parados por pessoas que querem segurá-lo, acariciá-lo, perguntar mais sobre a raça e sentem que sua pelagem é macia, como se fosse pelúcia. Quem tem um Selkirk Rex em casa, pode-se considerar uma pessoa privilegiada.

São incrivelmente pacientes, amáveis e tolerantes. 

Características

O Selkirk Rex é uma raça grande, de ossatura forte, parecida com a do British Shorthair. A cabeça é arredondada. Os cachos da pelagem são macios e naturalmente enrolados, mais perceptíveis nos gatos de pelagem longa. Os Selkirks são saudáveis e robustos. Desde o nascimento, os filhotes com pêlos ondulados podem ser diferenciados dos filhotes de pelagem lisa, através dos bigodes (que também são ondulados nos filhotes de pelagem ondulada, e lisos nos de pelagem lisa). Os bigodes são frágeis e podem se quebrar. Os bigodes e a pelagem não mudam quando o gato fica mais velho; se ele tem pêlos e bigodes ondulados desde o nascimento, assim será quando adulto. Mesmo se a pelagem não tiver muitos cachos, o gato possui o gene cacheado e também os bigodes ondulados.

O macho adulto ou a fêmea castrada possuem uma pelagem mais exuberante. Os cachos são maiores e mais abundantes nos flancos, na barriga e ao redor do pescoço, com alguns cachos nas costas. As costas do Selkirk possuem menos cachos. 

Cuidados

O Selkirk Rex possui dois tipos de pelagem: curto e longo. Cada pelagem tem uma classe separada nas exposições. Os cuidados com ambos os tipos de pelagem são parecidos. A escovação, em qualquer pelagem, não pode ser muito freqüente, para manter a pelagem sempre com cachos. Os shampoos especiais para pêlos crespos deixam a pelagem do gato macia e limpa e mantém os cachos. 

Os preços de um Selkirk Rex geralmente depende do tipo, da coloração e da linha de sangue (filhos de campeões e exemplares de conformação física muito boa tendem a ser mais caros; filhotes com características de animais de estimação e não de exposição ou reprodutores são os mais baratos). 

Geralmente os criadores vendem os filhotes quando eles têm entre doze e dezesseis semana de idade. Depois de doze semanas, os filhotes já tomaram as vacinas básicas e desenvolveram a estabilidade física e mental necessárias para o novo ambiente onde irá viver. Criando o gato em ambiente fechado (sem sair sozinho na rua), castrando e providenciando locais apropriados para ele afiar suas unhas, os famosos postes para gatos (arrancar cirurgicamente as garras dos gatos é considerado maus tratos e também é crime), caixinhas higiênicas (que o gato usa para fazer suas necessidades) sempre limpas, ração de boa qualidade e cama são os elementos essenciais para se ter um gato saudável e feliz por toda a vida. Isso é o que chamamos de posse responsável

FAQ (Perguntas mais freqüentes)

1. O que é o Selkirk Rex? É um Devon ou um Cornish Rex de pêlo longo?

A raça Selkirk Rex nada mais é que uma mutação que causa pelagem ondulada. O gato que originou essa raça tinha pêlo curto, porém ondulado, era uma fêmea sem raça definida (SRD - vira-lata) que nasceu em 1987. A mãe possuía pêlo liso e seus cinco filhotes também possuíam pêlo liso e um filhote de pêlo ondulado foi deixado em um abrigo para animais. Esse filhote incomum, uma fêmea, foi dada para Jeri Newman, uma experiente criadora de Persas, e foi chamada de Miss DePesto. Quando ela alcançou a maturidade, acasalou com um Persa negro campeão, Photo Finish of Deekay.

Ela teve seis filhotes, três deles com pelagem ondulada. Isto provou que o gene era dominante, diferente dos genes do Devon ou do Cornish Rex, que são recessivos. Também foi presumido que era uma mutação espontânea.

2. Qual a aparência do Selkirk Rex?

O padrão diz que é um gato de tamanho médio para grande, com ossatura forte. Sua cabeça é semelhante à do British Shorthair, mas mais arredondada. O corpo é musculoso e retangular, com as patas traseiras um pouco mais compridas que as dianteiras. O Selkirk pode ter tanto pêlo curto (o comprimento da pelagem é parecido com a do Exótico) como de pêlo longo. O gato original possui o gene para pêlo longo.

O pêlo é grosso, com textura de pelúcia e possui muitos cachos soltos. Sua textura é macia, diferente da pelagem dura do American Wirehair. 

Os Selkirks possuem uma grande variedade de cores, incluindo a coloração ponteada, já que o gato original era portador do gene ponteado. Como o cruzamento com outras raças, como o Exótico, é permitido, muitas outras cores foram aparecendo, como a coloração "mink". 

Os filhotes já nascem com os pêlos ondulados. Quando chegam na maturidade, a pelagem se torna exuberante. É uma raça de desenvolvimento muito lento, mas com o tempo, o desenvolvimento completo e o amadurecimento corporal, melhorarão a qualidade da pelagem. 

3. O Selkirk Rex causa alergia?

Nenhuma raça de gatos causa alergia. Algumas pessoas são alérgicas à diferente proteínas do gato. Pessoas que são alérgicas à saliva do gato podem pensar que lavando QUALQUER gato de pêlo curto em água corrente uma vez por semana a uma vez por mês diminuirá o problema de alergia. 

O Devon e o Cornish Rex possuem pouco pêlo. Isso proporciona uma menor superfície para reter proteínas que causem alergias, que pode ser da saliva ou da pele. O Selkirk Rex, por outro lado, NÃO TEM pouco pêlo. Um Selkirk Rex de pêlo curto troca de pêlos tanto quando um Exótico e um Selkirk Rex de pêlo longo troca de pêlos tanto quanto um Persa.

 

4. Qual é a personalidade do Selkirk Rex?

O temperamento do Selkirk Rex é parecido ao das raças usadas no seu desenvolvimento. São reservados, como o British Shorthair, gostam de se aconchegar como o Persa, e são brincalhões como o Exótico. Também são muito pacientes, amáveis e tolerantes. 


5. O Selkirk Rex é apenas um American Wirehair de pêlo longo?

Claro que não! Embora todo tipo de pelagem esteja presente no Selkirk Rex - armado, espigado ou sem volume - como no American Wirehair - a qualidade do pêlo é muito diferente. Outra coisa, quando o American Wirehair nasce, o criador precisa esperar semanas para ser capaz de determinar se o filhote terá pêlos crespos ou não. Isto não acontece com o Selkirk! No momento que um Selkirk de pêlo ondulado nasce, ele terá pêlos ondulados por toda sua vida.

O padrão do American Wirehair o descreve em todos os aspectos, menos no aspecto da pelagem. O Selkirk Rex está sendo criado seletivamente para ter uma aparência bem diferente, mais próxima à aparência do British Shorthair, mas diferente de todos os gatos em geral, especialmente no comprimento das pernas.

6. Já que é um gene dominante, existe diferença entre gatos que possuem uma cópia do alelo de pelagem ondulada (heterozigoto) e gatos com duas cópias desta mutação (homozigoto)?

Sim, os gatos que são homozigotos para o fator de pelagem ondulada possuem um pêlo mais escasso, mais curto que aqueles que têm apenas um dos pais Selkirk. Parece que os gatos heterozigotos se ajustam mais ao padrão atual, mas os gatos homozigotos são muito valiosos nos programas de acasalamento, já que todo filhote nascido do cruzamento com aquele gato terá pelagem ondulada.

O fator genético do Selkirk Rex não parece debilitar os homozigotos. Entretanto, alguns problemas têm aparecido em alguns gatos homozigotos, mais provavelmente devido aos acasalamentos consangüíneos do que da natureza da mutação genética. 

Atualmente, o cruzamento com outras raças é o foco principal, para ajudar a aumentar as linhas de sangue.

7. Onde posso comprar um Selkirk Rex?

A disponibilidade de Selkirk é um pouco limitada. Mas espera-se que a raça continue a crescer para acompanhar a demanda por filhotes. O preço de um filhote com qualidade para animal de estimação, para reprodução e para exposição é parecida com a maioria das outras raças de gato.

8. Quero criar Selkirks. O que eu devo fazer?

De preferência adquira exemplares de criadores experientes e estabeleça contato com criadores das raças usadas no acasalamento: British Shorthair, Exótico e Persa (inclusive o Himalaio). Os clubes especializados estão à procura de pessoas experientes para iniciar a criação do Selkirk. 

Os Selkirks estão poucas gerações distantes das suas raízes domésticas, então a criação é muito difícil. Procura-se ampliar as linhas de sangue através do cruzamento com outras raças, o máximo possível, para ajudar a construir esta raça.

Referências

FBRL Breed Page
Cat Fanciers Association

Introduction to the Selkirk Rex
Revista "Rabitts ... Guide to Buying and Caring for Pet Rabbits" (explicação da palavra Rex para designar um tipo de pelagem).