Fatos felinos

Referências


Questões sobre a saúde e o comportamento dos gatos assegurarão que você saiba como cuidar do seu gato adequadamente. A seguir, as perguntas mais comuns e suas respostas a respeito da saúde e do comportamento felino.

Pergunta: Por que meu (minha) gato (a) faz xixi nas camas, sofás etc, ao invés de usar a sua caixinha de areia?

Resposta: Machos e fêmeas são naturalmente atraídos por superfícies macias para fazer xixi. O que eles escolhem depende do que eles aprenderam de sua mãe (por exemplo, o que está disponível na casa da mãe), mas eventualmente até mesmo filhotes órfãos escolherão substratos que eles possam cavar (como a caixa de areia dos gatos) ao invés de escolher uma superfície que eles não consigam cavar (como um piso de madeira). Infelizmente, entretanto, filhotes e gatos também podem aprender a preferir usar um "banheiro" indesejável (para nós) - e os buracos encontrados em cobertores e roupas são naturalmente irresistíveis para eles.

P.: O que eu posso fazer para ajudar meu gato a se refrescar durante o tempo quente e úmido?

R.: Para ajudar o seu gato a se manter fresco, mantenha as cortinas fechadas, e talvez até as janelas fechadas, na parte mais quente do dia, e abra as janelas ao entardecer para que entre um ar mais fresco dentro de casa. Mantenha ventiladores ligados no nível do chão (assim seu gato pode desfrutar dele, se quiser) para circular o ar. Água fresca é sempre importante, claro, mas em quando o tempo está muito quente, você pode encorajar o gato a beber água sempre fresca várias vezes no dia. Alguns gatos até gostam de ter alguns cubos de gelo na sua água. Outros proporcionam água para beber, entretanto, são pequenas as chances de você conseguir persuadir os gatos que a água pode ser um meio para outras atividades - não é aconselhável borrifá-los com água (por outro lado, seu psitacídeo iria amar se você fizesse isso). Gatos com pelagem muito longa e grossa provavelmente serão beneficiados se seus pêlos forem cortados mais curtos (por um profissional, claro) no verão. Mas, confie no seu gato, ele pode cuidar muito bem dele mesmo e conseguirá se refrescar - eles são melhor nisto do que nós. 

P.: Meu novo gato tem apenas 9 semanas e come demais. Os filhotes devem receber mais comida que os adultos?

R.: Sim. Comparado aos adultos, animais jovens de qualquer espécie necessitam de mais calorias e por isso devem receber mais comida e mais gordura que outros animais. Por isto é improvável, mas não impossível, ver filhotes obesos, gatos ou crianças. O apetite voraz do seu filhote é normal. Seu veterinário pode confirmar isto com uma visita para ver se está tudo em ordem e fazer exames de fezes, verificar a existência de parasitas assim como disfunções do trato gastro - intestinal que podem causar um apetite voraz. Raros problemas à parte, você deve deixar que seu filhote coma o quanto ele desejar. Você pode achar que a sua insaciabilidade diminua se seu pratinho de comida seja mantido cheio ao invés dele ter que esperar pelas refeições. Muitos outros donos de gatos acham mais conveniente deixar a ração seca à disposição, com comida úmida ou semi-úmida uma ou duas vezes por dia. Embora mais tarde a oferta de comida deva ser limitada por causa da obesidade e outras restrições na dieta, os filhotes geralmente se adaptam bem a um prato sempre cheio de comida.

P.: Por que o meu gato de repente começou a fazer xixi fora da sua caixa de areia?

R.: Existem muitas razões que levam o seu gato a fazer isso. Uma das mais comuns é a mudança da caixa ou a manutenção da mesma. Muitos gatos são muito exigentes em relação à limpeza da sua caixinha e não a usarão se ela não for limpa diariamente (ou até mais vezes por dia). Se este não for o caso, é preciso ver se ele não está com infecção. Gatos com inflamação no trato urinário geralmente irão urinar em superfícies horizontais como uma banheira ou o chão do banheiro. Vá ao veterinário imediatamente, já que essa doença é muito séria. Finalmente, seu gato pode estar simplesmente demarcando território. Seja se esfregando em coisas, como as suas pernas, ou espirrando urina em superfícies verticais, tais como uma porta, ele está marcando essas coisas com seus feromônios para marcá-los como sendo "dele". Existe um produto no mercado chamado Feliway, que imita os feromônios dos felinos, e, quando aplicados em superfícies que foram marcadas, o fazem se sentir "seguros", eliminando então a necessidade de espirrar urina.

Referências

Tudo o que você gostaria de saber sobre gatos