Problemas de comportamento

Referências


Seu gato pode parecer completo, entretanto existem ocasiões quando seu comportamento se torna inapropriado e problemático. Antes de reagir com medidas disciplinares, entenda por que o seu gato está agindo dessa forma. Para nós, as ações do gato podem parecer irracionais, mas, na cabeça dela, esse comportamento pode ser justificável.

ARRANHAR COM ENTUSIASMO

Arranhar tem muitas finalidades para os animais de estimação:

Escovação

As unhas crescem continuamente. Afiá-las em uma superfície de textura densa facilita a remoção da camada externa da unha para mostrar a unha mais forte que fica embaixo dessa camada.

Marcação

Arranhar vigorosamente em superfícies horizontais ou verticais os gatos depositam uma marcação (olfativa) das glândulas localizadas nas almofadas plantares, identificando o seu território. Claro, arranhar também cria evidências visuais de sua presença.

Chamar atenção

Para conseguir esse objetivo, os gatos podem escolher arranhar em locais centrais, de fácil visualização, tais como o mobiliário da sala ao invés do caro, mas afastado, poste (especial para gatos).

Outro objetivo para ele arranhar pode ser aplicado a uma ou mais necessidades dos gatos. É uma estratégia comprovada para receber atenção dos donos.

Entender os problemas antecipadamente os tornará mais fáceis de resolver depois. Se o comportamento do seu gato é inexplicável, é uma boa idéia consultar o seu veterinário para ver se pode ser uma causa médica que esteja causando este comportamento. Se for este o caso, o veterinário lhe dirá o que fazer.

Referências

Comportamento dos gatos