Primeiros Socorros e Cuidados de Emergência



Introdução
O que são primeiros socorros?
Referências


Se preparar para uma emergência que envolva seu animal sempre é melhor realizada antes de que qualquer coisa aconteça. Esta série é destinada a ajudá-lo a tomar importantes decisões sobre primeiros socorros, e também como e onde transportar seu animal rápida e seguramente até um hospital veterinário.

Inclui informações sobre o que fazer e o que não fazer em determinadas situações de emergência.

Introdução

Esta é uma série que nos ensina a tomar decisões inteligentes quanto a socorrer um animal, identificar sintomas anormais e tratamentos.

Está organizada em quatro seções principais:

1. Prevenção
2. Normais
3. Primeiros Socorros
4. Condições Específicas

As seções 1 a 3 introduzem os princípios dos primeiros socorros e prevenção. Sabendo isso, você será capaz de eliminar circunstâncias potencialmente perigosas e a se preparar para situações de emergência.

A seção 4 contém informações sobre o que fazer e o que não fazer em determinadas situações.

O que são primeiros socorros?

Primeiros socorros são os cuidados imediatos dados a um animal que se machucou ou que ficou doente de repente. Esses cuidados incluem:

Exames Primários e Ressuscitação

Os exames primários são a primeira impressão que o socorrista tem da situação, e a ação imediata que é tomada. Um dono bem-informado será capaz de fazer uma rápida avaliação da cena e um rápido exame da vítima. A atenção imeadiata é dada ao nível de consciência do animal, vias aéreas, respiração e função circulatória (incluindo o pulso). A ressuscitação é o tratamento imediato para situações que envolvem de risco de vida.

Exames Secundários e Primeiros Socorros

Os exames secundários consistem de um exame e avaliação dos olhos, orelhas, nariz, pescoço, peito, abdome, costas, extremidades e temperatura retal do animal e os procedimentos para estabilizar e proteger o animal de maiores danos.

Transporte

Muitos casos de emergência precisam de ajuda profissional. Conhecer o meio adequado de transportar o animal até o veterinário para tratamento profissional previne contra maiores danos, protege o dono de situações perigosas e permite que o tratamento seja feito o mais rápido possível.

Kit de Primeiros Socorros

Artigos de emergência são uma necessidade. Veja na lista abaixo os itens necessários:

Número de Telefone que deve-se ter sempre em mãos

Faça uma lista com os telefones mais importantes:

Esses números de emergência devem ser mantidos sempre com você. Atualizá-los é sempre necessário.

Direções Gerais para os Primeiros Socorros

Uma grande variedade de problemas precisam de habilidade em primeiros socorros. Decisões e ações variam de acordo com as circunstâncias, incluindo:

Os Primeiros Socorros começam com um rápido mas cuidadoso exame da cena. Decisões rápidas precisam ser tomadas, dependendo das circunstâncias.

FAZENDO UMA FOCINHEIRA

Quando ajudar um cão machucado, é importante que você previna mordidas. Muitos cães, mesmo o seu, pode morder se estiver machucado ou assustados. Uma focinheira é uma medida excelente de prevenir mordidas enquanto se ministra os primeiros socorros. As encontradas em lojas do ramo são as melhores, já que a maioria pode ser usada sem interferir na respiração do cão; o problema é que elas nem sempre estão disponíveis durante uma crise.

Se a focinheira não estiver disponível, é preciso improvisar. Para fazer uma focinheira, pegue uma corda ou outro material similar e forte, como um cinto. Com a corda, dê duas ou três voltas no focinho do cão, tomando cuidado para não amarrar a parte macia do nariz. Deve ser colocada na parte "ossuda" do focinho, para evitar que atrapalhe a respiração. Pegue o restante da corda, passe atrás das orelhas e amarre bem firme atrás da cabeça (veja figura).

Como fazer uma focinheira improvisada.

A focinheira não pode ser usada em cães que estejam com dificuldade respiratória, inconscientes ou que tenham um machucado na boca. Também não são indicadas para raças com focinho curto, como o Pug, Pequinês e Bulldog.

Alguns cães podem vomitar. Se o cão aparenta estar com náuseas ou ter ânsias de vômito, tire a focinheira.

Exames Primários e Ressuscitação

O exame primário dá ênfase para essas três áreas:

Na maioria dos casos, você deve fazer o básico dos primeiros socorros e então levar o animal ao veterinário. Ocasionalmente é necessário continuar os cuidados com alguns procedimentos adicionais, principalmente se a ajuda veterinária não estiver disponível por um certo período de tempo.

As vias aéreas, respiração e aparelho cardiovascular são abordados nas reportagens ressuscitação cardiopulmonar e choque. Sangramento e bandagem abordarão como controlar um sangramento. Primeiros socorros para fraturas estarão na seção talas. Primeiros socorros para envenenamento e afogamento (sufocar) estão descritas em envenenamento e afogamento (sufocar).

Resgate Seguro

Para dar os primeiros socorros ao animal, pode ser necessário removê-lo (e a você também) da rua, avenida ou rodovia. Tire o animal da rua somente depois de se certificar que é seguro removê-lo. É necessário direcionar o tráfego. Se o animal demonstra que irá morder devido à dor ou excitação, cubra o animal (incluindo a cabeça) com um cobertor e/ou coloque uma focinheira nele antes de ajudá-lo. Se houver qualquer evidência de lesão na cabeça, pescoço ou coluna (como incapacidade de mover as patas traseiras), você deve mover o animal até uma superfície plana (tipo maca) para transportá-lo, ao invés de levantá-lo (faz-se o mesmo com pessoas), para evitar maiores danos.

Referências

Veterinary Partner