Dicas sobre Comportamento

Olhos que dizem tudo     Como evitar que o gato coma suas plantas     Porque machos fazem xixi por toda parte     Como treiná-lo a andar na coleira     Porque dormem tanto


 

Olhos que dizem tudo

É algo que gatos e humanos temos em comum: falamos com os nossos olhos. Usamos a expressão facial e o corpo para ajudar a expressar o que sentimos, assim os gatos expressam de seu pensamento através das orelhas, rabo, postura de corpo e gestos. Mas são os olhos que guiam bem mais a comunicação entre felinos e pessoas.

Inclusive a comunicação entre os gatos também é regida pelos olhos, que ditam quem é o chefe entre eles. Quando os olhos de dois gatos se encontram, a atmosfera entre eles fica tensa, até que um declare submissão ao outro, desviando os olhos. Caso contrário, vão disputar a liderança com uivos baixos e graves e até com uma briguinha.

Quando os olhos de um gato estão quase cerrados, demonstram que há uma tensão e possível agressão no ar; quando estão bem abertos (redondos) significa que estão em estado de defesa ou de surpresa. Olhos abertos também podem significar interesse ou excitação, principalemente quando querem brincar. E se junto com os olhos abertos, as orelhas estiverem eretas e seu andar for cambalenante, é um convite a ser "perseguido" por outro bichano ou por seu dono.

Diz a sabedoria popular que os gatos se sentem ameaçados quando são encarados por pessoas. Na verdade, provavelmente o felino não foi muito com a cara da pessoa que lhe é estranha... Um olhar fixo na realidade significa um convite, um olhar carinhoso. Alguns especialistas acerditam até que, se você der uma piscadela para o seu gato quando ele estiver com o olhar fixo em você, isso pode se transformar num modo de dizer "eu gosto muito de você!"

Como evitar que o gato coma suas plantas?

Já pegou seu gatinho comendo a plantinha do seu vaso preferido?? Ele mastigou as folhas e flores e ainda escavou a terra? Principalmente se ele morar em apartamento, pode simplesmente estar precisando de contato com a terra.

Você pode tomar duas atitudes: dê ao seu felino um vaso de plantas todo seu. Nesse vaso haverá fibras suficientes para atuar como um provocador de vomito (ajudando-o a vomitar coisas como bolas de pelos). O vaso pode conter grama, erva-gateira, catnip, tomilho, salsinha ou salva.

Ou então, borrife as plantinhas de sua casa com suco de limão bem diluído - os gatinhos detestam limonada! E para que não escavem a terra, ponha uma tela de arame ou pedrinhas sobre ela. 

Por que gatos machos fazem xixi por toda parte?

Os machos e algumas femeas fazem pequenas quantidades de urina (borrifos) para demarcar territórios. Uma vez que tal hábito tenha começado, é quase impossível parar. Ocasionlamente pode também indicar uma desordem no aparelho urinário (varias raças de gatos tem tendencia para problemas nos rins) ou outra doença. O melhor é consultar o vet para ter certeza de se tratar de um problema físico, ou comportamental.

Limpe a área que demarcaram com desinfetantes, vinagre e produtos de cheiro forte, isso afastará os bichanos do local.

Dica extra da Silvia: se a demarcação começou"de repente, verifique a possível causa: certa vez, quando um gato branco começou a passear pelo terreno, minha gata Mima começou a borrifar na área de serviço. Tirei o pote de comida extra que havia lá (o gato branco só entrava para comer) e o problema parou. As vezes pode ser a presença de uma visita que fica varios dias, ou outro animal que tenha visitado sua casa. Quando a Shaloma veio morar conosco, minhas gatas começaram a borrifar dentro de casa, depois de algum tempo de convivencia, o hábito desapareceu.

Como treinar um gato para andar na coleira?

Acostume seu gato a usar coleira desde a fase de filhote. Quando iniciar o uso da guia, deixe que ele a cheire, e jogue um pouco com ela. Depois a coloque no pescoço do animal, deixe que se acostume, que coma com ela, que a arraste pela casa por um tempo, que se divirta sozinho com ela por toda a casa. Depois de alguns dias, quando seu gato parecer estar mais confortável e bem adaptado ã coleira e guia, procure andar com ele a seu lado. Nunca npuxe a guia, chame-o verbalemente para o lado que deseja que ele ande. Se puxa-lo, ele sentará e não o acompanhará mais. Se necessário use petiscos.

Antes de leva-lo à rua para um passeio, sente com ele na calçada e deixe-o perceber e se acostumar com o movimento da rua. Se necessário, faça isso por varios dias antes de efetivamente passear com ele.

Mas lembre-se de nunca deixá-lo desacompanhado usando a coleira com guia. Ele poderá se machucar, enrolando-se nela. 

Por que gatos dormem tanto?

Gatos adultos saudáveis podem dormir de 50% a 70% (12 a 16 h/dia)do dia e gatos muito jovens ou idosos podem dormir até 80% do dia (19 horas/dia). Não se preocupe, isso é normal. Os leões machos adultos, por exemplo, dormem até 18 horas por dia. Ao contrário das pessoas, os gatos tem hábitos noturnos e preferem dormir pequenos intervalos de tempo durante o dia claro.