Comissário Rex

 

O Seriado  A raça  Cuidados Referências


O Seriado

Comissário Rex é um seriado austríaco, que conta as aventuras de Rex, um cão da raça Pastor Alemão que foi adotado pelo chefe de polícia Moser após a morte de seu dono, em uma missão. Essa é uma série policial recheada de crimes intrigantes, fugindo ao padrão norte americano de seriados desta espécie. Atualmente, Rex está com um novo "companheiro", o policial Alex.

Rex ajuda o policial a desvendar crimes, prender bandidos e ainda é uma ótima companhia. Rex é um cão esperto, destemido e muito fiel.

A série, rodada em Viena, Áustria, surgiu em 1994 e também conta com um filme, chamado "Os Primeiros Anos de Rex". No elenco inicial, Rex é vivido pelo Pastor Alemão Reginald von Ravenhorst e seu companheiro Richard Moser é vivido pelo ator Tobias Moretti. Desde 1997, o "novo" Rex é outro Pastor Alemão, de nome Rhett Butler, e seu novo companheiro é Alex Brandtner, vivido pelo ator Gedeon Burkhard. No Brasil a série estreou em 1998, no canal Multishow. 

A raça

O Pastor Alemão é um cão versátil. É companheiro, guardião, pastor de ovelhas, cão de polícia, cão de terapia, guia de cegos esportista etc. De temperamento equilibrado, é ótimo com crianças. É um cão vivo, atento e seguro de si em qualquer circunstância. Deve saber se controlar quando se deparar com situações novas ou imprevistas. Não pode ser medroso e nem agressivo demais. O que mais chama a atenção é a sua inteligência (está em terceiro lugar no ranking de inteligência de Stanley Coren) e a sua notável capacidade de compreender o que se espera dele, seja qual for a tarefa que lher for confiada. 

É muito ligado ao dono, fará de tudo para ser agradado. Apesar de sua aparência, é um cão muito sensível, que preferirá um carinho a um petisco como prêmio. Aprecia a companhia do dono, sendo muito feliz com isso. Sendo um cão de trabalho, precisa ter sempre algo a fazer, ao invés de ficar ocioso, que pode levar à obesidade.

Originalmente cão de rebanho, precisa de grande espaço para satisfazer sua necessidade de exercícios físicos.

Vigilante, algumas vezes desconfiado, é um ótimo guarda para a família e a propriedade. Mas lembre-se: o Pastor Alemão deve ser equilibrado, portanto, nem medroso e nem agressivo.

Deve-se tomar cuidado com a sua popularidade: cães mais populares têm mais propensão a ter desvios comportamentais devido a acasalamentos mal planejados por criadores não idôneos. Procure sempre comprar seu filhote de canis idôneos, exigindo ver os pais do filhote e o laudo de displasia coxo-femural dos mesmos. 

Mede de 57 a 62cm de altura na cernelha e pesa entre 34 a 40kg. 

Cuidados

Para ter um cão saudável e feliz, dedique um pouco do seu tempo proporcionado-lhe atividades físicas, brincadeiras e, muito importante, adestramento. Isso irá estreitar os laços existentes entre você e seu cão, além de evitar a obesidade (exercícios) e torná-lo um cão de mais fácil convívio (adestramento).

Devido ao seu tamanho, é propenso a desenvolver a displasia coxo-femural, que é o mau encaixe entre o fêmur e o quadril. Para evitar esse problema, evite a obesidade, piso liso no local onde o cão vive, sedentarismo, excesso de exercícios e, muito importante, os pais devem ser isentos do mal. Exija o raio X dos pais para se certificar que eles não tenham a doença.

Devido ao seu pêlo semi-longo, pode desenvolver dermatites. Cuide sempre para que seu pêlo esteja limpo, livre de sujeiras, parasitas e umidade. Os banhos podem ser mensais e as escovações duas vezes na semana.

Também é uma raça propensa à torção gástrica, que se caracteriza pelo estômago do animal dar uma volta em torno de si mesmo, torcendo-se, impedindo que o cão vomite e evacue. Se não tratado a tempo (necessita de cirurgia) é fatal, pois ocorre problemas circulatórios, levando o cão à morte. Para evitar esse mal, divida a refeição do cão em duas a três partes e a ofereça em comedouros elevados.

Referências

The Dog Times
Komissar Rex
Coleção Nossos Amigos os Cães