Quer Reproduzir Seu Coelho Por Quê?

Referências


As pessoas que têm coelhos como animais de estimação costumam esquecer que eles são presas de outros animais. Sendo assim, eles tendem a procriar muito rapidamente, tendo ninhadas numerosas, uma atrás da outra, para manter a espécie devido ao alto número de predação na natureza. Esta é uma excelente estratégia na natureza mas, para os coelhos de estimação, cria uma situação muito chata: coelhos abandonados.

Os coelhos atingem sua maturidade sexual entre os três e os seus meses de idade. Eles se diferem de outros mamíferos, onde a coelha ovula logo após ser coberta pelo macho. Isto se chama ovulação induzida. Este é o único momento que ela produz óvulos. Isto também significa que, logo após a fêmea ter dado cria, se o macho ainda estiver presente, ela pode ficar grávida novamente dentro de apenas 24 horas!

Coelhas que engravidam muito cedo ou muito tarde podem ter problemas durante a gravidez. Mas isso não significa que coelhas adultas não tenham problemas.

Ela pode não construir o ninho para os filhotes, levando-os a morrer de frio. Ela pode não produzir leite ou mesmo não alimentá-los, fazendo com que nós é que cuidemos dos filhotes. A mortalidade desses filhotes é extremamente alta. Se o macho for maior que a fêmea, ela pode ter dificuldades no parto e pode até mesmo morrer, juntamente com os filhotes. Se a fêmea não estiver saudável, ela pode ficar doente devido ao estresse da gravidez e do parto.

Se mesmo assim você ainda quiser que seu coelho se reproduza, o que você fará com os 4 a 12 filhotes que nascerem? Você consegue arrumar ótimos lares para todos eles? Se não conseguir, você está disposto a cuidar deles você mesmo (incluindo castrá-los) pelos próximo 8 a 15 anos? Para cada coelho que nasce, seja por engano ou por vontade do dono, um coelho de um abrigo morre, porque os filhotes que você trouxe ao mundo tiram o lar de um coelho abandonado. Então, antes de você procriar seu coelho, visite os abrigos de animais próximos de você e veja quantos existem desejando um lar, um lugar melhor para viver.

A melhor coisa que você pode fazer pelo seu coelho, e por todos eles, é castrá-lo. As fêmeas viverão mais porque você eliminará a possibilidade de tumores de mama, útero e ovários. Eles ficarão menos agressivos, tanto machos como fêmeas irão fazer suas necessidades nos locais determinados com mais freqüência e, o mais importante de tudo, irá prevenir ninhadas indesejadas. Espalhe essa mensagem a todos que você conhece que quer reproduzir seu coelho.

Referências

House Rabbit Society