Castração - Mitos e Fatos


Por que Castrar?

A maioria das pessoas enxerga o benefício mais óbvio da castração - evitar ninhadas não desejadas - mas desconhece os vários benefícios médicos e comportamentais de se ter o cão/cadela castrados:

* Machos castrados são mais saudáveis, têm menos chances de desenvolver problemas de próstata e tumores testiculares.

* Diminui também as fugas e brigas c/ outros cães vadios, ou não, reduzindo assim, o risco de danos, infecções, atropelamentos e livrando você de altas contas no veterinário.

* Cães castrados são mais contentes e comportados.

* A castração precoce reduz o aborrecimento e constrangimento dos machinhos ficarem "montando" nas pernas das pessoas ou na mobília.

* A castração reduz a agressão contra outros animais.

* Um macho que sente por perto uma fêmea no cio pode demolir portas e saltar cercas e ficar vagando pelo o bairro à procura da cadela.

* A castração alivia esta frustração sexual e deixa o cachorro relaxado e que gosta de ser parte da família. CACHORROS NÃO TÊM IMPULSÃO SEXUAL PSICOLÓGICA. ELES NÃO SENTEM NENHUMA NECESSIDADE DE REPRODUÇÃO, e ficam mais contentes quando eles são castrados.

* A CASTRAÇÃO É UMA OPERAÇÃO RELATIVAMENTE SEGURA E INDOLOR QUANDO FEITA POR UM BOM MÉDICO VETERINÁRIO

* Através da castração do seu cachorro, você aumenta as chances dele viver uma vida saudável e longa e transforma o seu animal no mais feliz membro da sua família.

Separando o Mito do Fato.

Ter uma ninhada vai ajudar a fêmea a amadurecer ................ Falso.

Ter uma ninhada pode não mudar a personalidade da sua cadela. Pode ser que ela nem mesmo seja uma boa mãe, ou ainda, ela pode precisar de auxilio de emergência durante o parto (por exemplo, uma cesariana) colocando em risco sua vida.

O fato é que animais castrados se tornam realmente melhores companheiros.

Mudará o temperamento dele.......................Verdadeiro e Falso.

A castração precoce do macho lhe ajudará a ser menos agressivo com relação ao "território " dele. Ele também não será tentado a seguir o odor de qualquer fêmea no cio em seu bairro.

Castração precoce também ajudará ao treinamento p/ urinar no local certo, diminuindo a incidência de urina "nos cantinhos" que o macho faz por razões territoriais.

Um outro benefício somado a estes é a diminuição na chance de câncer de próstata.

A castração não transformará seu cachorro em um "frouxo ", e ele nunca saberá o que está perdendo!

Reduzirá o risco da cadela ter tumor de mama.................... Verdade.

Se a cadela foi castrada antes do primeiro cio, (aproximadamente seis meses), o risco dela desenvolver tumores mamários está substancialmente reduzido.

O Tumor Mamário é o tipo de câncer número um de malignidade em cadelas idosas. Além disso, a cirurgia nas fêmeas imaturas é menos propensa a complicações.

A remoção completa dos ovários elimina a possibilidade de cânceres ovarianos ou uterinos.

Eu planejo ganhar bastante dinheiro para recuperar meu investimento neste cachorro.

Os criadores experientes e bem intencionados lhe falarão que eles frequentemente perdem dinheiro devido às taxas de registro, cuidados veterinários, comida, anúncios, e tempo gastou cuidando da mãe e da ninhada, o que requer muito tempo e dinheiro!!!

Criadores responsáveis gastam toda uma vida aprendendo sobre as linhagens sanguíneas, genética, e história da raça . E isto ainda não garante um mercado para os filhote de seus cachorros.

CRIADORES RESPONSÁVEIS ESTÃO TRABALHANDO PARA MELHORAR A RAÇA, E NÃO LUCRANDO COM ISTO.

Fará meu cachorro preguiçoso e gordo................................. Falso.

Comer demais e falta de exercício é que faz um cachorro engordar, não hormônios perdidos.

Meu cachorro tem Pedigree e deve cruzar........ Falso.

Um Pedigree não é uma indicação de qualidade, nem mesmo a presença de campeões no seu pedigree.

Muito poucos cães têm excelentes qualidades para procriar. Cada filhote de cachorro deveria ser melhor em relação aos seus pais, porém nem sempre isso ocorre.

Talvez você possa achar que seu cachorro é perfeito, mas ele é um modelo para o futuro da raça? Leia o padrão para sua raça, e mostre o seu cachorro em competições para ver como ele é avaliado junto com outros. Pesquise os problemas de saúde comuns em sua raça e sugira uma avaliação de seu veterinário com relação aos defeitos genéticos que seu animal possa vir a apresentar.

É melhor ter uma ninhada primeiro.................................Falso

Não existe evidência médica indicando que ter uma ninhada é bom para o seu animal.

De fato, existe a evidência de que fêmeas que removeram os ovários antes do primeiro cio, isto é, com aproximadamente seis meses, são mais saudáveis.

Machos também podem ser castrados por volta dos seis meses. É interessante você ouvir a opinião do seu veterinário sobre seus próprios animais.

Mas meu cão/gato é de raça!!!

Acima de 25% dos animais trazidos ao Abrigo Animal do Município de Montgomery são cachorros e gatos de raças misturadas (mestiços) e de raça pura.

Eu acharei casas boas para todos os cãezinhos e gatinhos.

O fato de que nosso abrigo municipal tem realizado a eutanásia em aproximadamente 70 por cento dos animais que chegam lá indica que não há lares suficientes dispostos a aceitar estes animais.

Até mesmo se você pudesse achar casas para as ninhadas que você produz, essas são casas que já não estariam mais disponíveis para qualquer um dos milhões de animais já nascidos.

Eu quero que meu cachorro seja um cão de guarda

A castração não afeta os instintos naturais de um cachorro para proteger sua casa e família.

Minhas crianças deveriam experimentar o milagre de nascimento.

Até mesmo se suas crianças estiverem dispostas a verem seu animal parir - que é improvável que isso aconteça, uma vez que normalmente o parto ocorre à noite e a cadela se isola - a lição que você realmente estará ensinando é que animais podem ser gerados e descartados como uma roupa.

Além disso, lembre-se que o parto é uma situação delicada para a cadela, e que em alguns momentos a cadela pode correr risco de vida, o que não seria nada interessante para as crianças.

Ao invés disso, você deveria explicar às suas crianças que o real milagre é vida e que prevenindo nascimentos de alguns cães e gatos pode-se economizar as vidas de outros.

Mas meu cachorro (ou gato) é tão especial, eu quero um cachorrinho (ou gatinho) como ele.

Seu cachorro ou gato pode ser um animal muito especial. Mas isso não significa que você adquirirá uma cópia em papel-carbono. Criadores profissionais de animais, que seguem gerações e linhagens sangüíneas, não podem garantir que as ninhadas terão somente as qualidades que eles desejam e que os defeitos ficarão de fora. Suas chances são ainda menores. De fato, você poderia conseguir uma ninhada inteira de cachorrinhos ou gatinhos com piores características do que seu animal e da namorada (o) dele (a).

CASTRAÇÃO É A MELHOR RESPOSTA PARA O PROBLEMA DE POPULAÇÃO DE CÃES E GATOS.

Muitas cidades estão cobrando taxas caras e licenças para se manter cachorros não castrados em casa. Cachorros se recuperam da castração em aproximadamente uma semana, com desconforto mínimo.

Fale com seu veterinário sobre suas preocupações e os benefícios descritos acima.