Mude o Comportamento de sua Ave Através do Toque Terapêutico

O que é        Como Fazer     A Sessão    Referências


O que é?

O toque terapêutico é definido como um intrincado movimento dos dedos que pode mudar um comportamento negativo e ajudar a curar doenças e machucados.

Como Fazer

O melhor é usar duas penas no começo, pois a ave aceitará mais facilmente as penas que seus dedos e mãos. Se você puder, uma boa idéia é usar penas da própria ave, que tenham caído na muda. Se você não conseguir fazer isso, tente usar penas que sejam da mesma cor das da ave. Penas da causa ou da asa são as melhores para esse trabalho. Certifique-se também que as penas que você está usando não sejam de fonte desconhecida, pois elas podem carregar doenças.

No fim das penas, coloque um cotonete de algodão. Isso ajudará a transformar a pena em uma vara.

Coloque a ave em um poleiro. Certifique-se de que os olhos de sua ave não estejam mais altos que o seu peito.

A Sessão

As sessões devem ser curtas, por volta de 5 minutos. Uma vez que a ave fique confortável com os toques, gradualmente aumente o tempo da sessão. Não force a ave a agüentar uma sessão se ela estiver desconfortável ou apreensiva. Se você forçar a sessão a ave ficará desconfortável e o toque terapêutico não funcionará. Sempre termine a sessão quando a ave estiver relaxada, mesmo que isso signifique apenas um minuto de toques.

Devagar acaricie a pena na sua mão, na frente da ave, enquanto você fala suavemente "muito bem". Então, faça o mesmo com as duas penas juntas. Repita os carinhos, até que a ave fique confortável e relaxada. Depois, acaricie o poleiro com as penas. Se a ave bicar as penas, não desista. Simplesmente volte para o começo.

Quando a ave finalmente estiver relaxada, fale em voz suave "muito bem".

Quando ela estiver confortável com as penas acariciando o poleiro, é hora de tocar os pés da ave, falando simultaneamente "muito bem". Ela pode levantar os pés enquanto você os estiver acariciando; se fizer isso, você pode fazer movimentos circulares nos pés da ave. Faça-os em cada pé e depois nas pernas… sempre verificando se a ave aceita esse contato e dizendo "muito bem".

A ave ficará mais confortável e aceitará as sessões. Assim, você pode trabalhar em outras áreas da ave, como as asas, sempre usando as duas penas para trabalhar em ambos os lados do corpo simultaneamente. Lembre-se de sempre elogiar a ave. Com o tempo, você poderá usar seus dedos para fazer esta terapia… mas os toques devem ser muito suaves. Se você não puder usar os dedos, não se desespere, comece de novo, com as penas.

Pegue esse tempo que você e sua ave passam juntos para rejuvenescê-la, bem como estender seus laços afetivos. Você e sua ave ficarão mais próximos e confiarão mais um no outro.

Referências

Holistic Bird