Frutas e Vegetais Para Calopsitas

Referências


As pessoas perguntam: "Se eu oferecer uma dieta balanceada para minha calopsita, realmente é necessário proporcionar frutas e vegetais frescos?".

A resposta depende do que contém na sua "dieta balanceada". Existem vantagens em oferecer rações próprias para calopsitas. Existem aquelas que são bolinhas coloridas que, em teoria, suprem todas as necessidades nutricionais da nossa ave mas, mesmo assim, muitos fabricantes ainda recomendam suplementar a dieta com produtos frescos.

Frutas e vegetais são muito nutritivos para as aves, e agem como desafios psicológicos, deixando a ave curiosa, mantendo bicos ativos e aves contentes. Infelizmente, ouvimos dizer que comportamentos neuróticos e hábitos enraizados, tais como arrancar penas, que ocorrem porque a ave está entediada. Muitas vezes, a causa desses comportamentos pode ser sinal de alguma doença, um ambiente inapropriado ou má nutrição. Um exame médico feito pelo veterinário revelará se a ave está doente. Adicionando frutas e vegetais na dieta pode-se ter um profundo efeito, ser estimulante para a ave, que poderá brincar com a comida, além de fazer bem para a saúde, aumentando o valor nutritivo da sua dieta.

Comidas frescas proporcionam nutrição adicional, e alguns produtos são ricos em caroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. Os beta-carotenos e outros antioxidantes são essenciais para a boa saúde. A maioria das dietas baseadas em grãos e sementes são pobres em vitaminas (com a exceção de algumas do complexo B), assim suplementos vitamínicos e produtos frescos podem ser imprescindíveis para proporcionar o nível de vitamina A crucial para a boa saúde. Veterinários especializados em aves freqüentemente citam a má nutrição, especialmente deficiência na vitamina A, comum entre seus clientes. A melhor defesa então, é providenciar uma grande variedade de frutas e vegetais para garantir a maior quantidade possível de nutrientes, já que esse tipo de alimento é rico em caroteno ou vitamina A.

No geral, frutas e vegetais de cores vermelhas, laranjas e amarelas, e alguns vegetais de folhas verdes, são as melhores fontes de vitamina A. As cenouras (com o cabinho), inhame, pimenta, abóboras, a maioria dos legumes da família das abóboras e batata doce são ricos em vitamina A. O melhor é servir cenouras, pimentas e batatas doces cruas, já que o processo de cozimento destrói as vitaminas; entretanto, geralmente o inhame, as abóboras são melhor aceitas quando cozidas.

Cenouras verdes, especialmente, são muito tentadoras para as calopsitas, e poucas se recusam a comer as folhas verdes e lavadas do cabo da cenoura uma vez que elas se tornam familiar na sua dieta. Os donos podem aumentar as chances de aceitação colocando o cabo da cenoura em um prato com água, regando e recolocando a água diariamente, então apresente as folhas assim que elas tenham crescido uns 5cm. Cenouras são baratas, estão sempre disponíveis e são uma das melhores fontes de vitamina A. Muitos criadores oferecem cenouras às suas aves várias vezes na semana.

Folhas verde escuras, vegetais crus que as calopsitas podem ser treinadas a apreciar: dente-de-leão (incluindo a flor), couve, brotos, espinafre, nabos verdes, folhas de mostarda, brócolis, escarola ou chicória e folhas de beterraba. Os primeiros quatro são ricos em vitamina A; mas os outros itens contem níveis moderados de vitamina A junto com outros nutrientes excelentes. Enquanto algumas folhas, como a salsa, são pobres vitamina A, a sala contém a maioria dos aminoácidos, que são os "construtores" das proteínas. O comfrei, parecido com ela, é a única planta conhecida que contém a vitamina B12. Dar uma variedade de alimentos verdes proporciona um maior número de nutrientes.

Um dos vegetais favoritos é o brócolis, rico em fibras, com quantidade moderada de vitamina A, C, riboflavina (vitamina B2) e cálcio. Depois de lavados, corte os talos e as "flores", e coloque-os nos potes de comida. As aves comem as "flores" e gostam de roer os talos. Outro alimento rico em fibra é o milho, que também oferece outros nutrientes benéficos.

As frutas ricas em vitamina A são: manga, caqui e, com menos importância, damasco, nectarina, papaya e pêssego. Estas frutas podem ser cortadas e oferecidas em uma variedade de estilos até que você encontre o formato e o tamanho que sua ave preferir. Sempre remova os caroços das frutas. Caroços de cereja são fatais e os caroços de outras frutas podem conter traços de ciânico, que é perigoso para a ave. Mas as sementes das maçãs parecem não causar nenhuma doença.

Lave todas as frutas e vegetais antes de cortá-las. Tire todos os traços de pesticidas, deixando as frutas e vegetais submersos em um pote com água por alguns minutos. Mas tome cuidado para não deixar muito tempo, pois pode ser que as vitaminas sejam destruídas.

As calopsitas podem ser difíceis para comer. Muitas gostam de maçãs, laranjas, bananas, uvas, manga, papaya e romã. O treinamento, claro, deve começar quando as aves ainda são jovens. Ofereça pedaços pequenos de frutas e vegetais diariamente, até que você veja que a ave está comendo esses alimentos e não apenas brincando com eles.

As calopsitas não aprendem a comer frutas e vegetais se estes não forem oferecidos. Geralmente se necessitam de muitas tentativas, podem durar dias ou semanas, para que a ave as coma. O certo é não desistir. Seja criativo quando oferecer esses alimentos. Algumas gostam de que as verduras estejam bem molhadas, assim elas ficam passando nelas antes de comê-las, assim como fazem seus parentes da Austrália, brincando na grama depois de uma chuva. Outras preferem que sejam penduradas com criatividade, assim elas têm trabalho para comê-las.

Um método para atrair as calopsitas para um alimento fresco é colocar as verduras dentro ou perto do comedouro. Colocando a verdura perto do seu alimento favorito, é mais provável que ela os coma ou, ao menos, brinque com eles e, no fim, acabem comendo-o. Mas nunca torne o acesso à sua comida normal difícil, já que a fome pode ter conseqüências desastrosas.

Quanto mais nova a ave, mais fácil é treiná-la para aceitar novos alimentos. Se você tem outra ave que coma frutas e vegetais, ela pode ser usada como "professora". Uma vez que a ave veja a outra comendo as verduras e frutas, não levará muito tempo para que ela também se alimente delas. Os truques são muitos, mas você é a pessoa que deve alimentá-las como elas merecem.

Providencie esses alimentos diariamente, até que sua ave esteja comendo-os habitualmente. Pode levar um certo tempo, mas uma vez que isso ocorra, sua ave ficará cada vez mais saudável.

Referências

Revista Bird Times