Apunhalada

Ficha  Na natureza  Características  Alimentação  Reprodução  Referências


Ficha

Nome científico: Gallicolumba luzonica
Habitat: Florestas primárias e secundárias, do nível do mar até a 1400 metros de altitude.
Localização: Ilhas Filipinas - concentram-se nas ilhas Luzon e Polillo.

Na natureza

Essa pomba passa muito tempo no chão. Vive nas florestas primárias e secundárias, indo desde o nível do mar até 1400 metros de altitude. Localiza-se nas ilhas Luzon e Polillo, nas Filipinas.

Não se encontra ameaçada, mas sua situação começa a ficar preocupante. É caçada pela população local para servir de alimento e também caçada para ser vendida como animal de estimação.

Características

Esta é uma das pombas mais impressionantes, devido à sua coloração vermelho sangue no peito, como se tivesse acabado de se ferir. Na verdade, muitas pessoas pensam, ao vê-la, que ela acabou de se machucar.

Como todos os pombos, a Apunhalada possui cauda curta, pernas longas, corpo roliço.

Sua coloração é cinza azulado no corpo, garganta branca e uma mancha vermelha no peito. O topo da cabeça e os lados do peito, pescoço, costas e cauda são cinza escuros, mas com as bordas das penas iridescentes, dando a impressão de ser de coloração púrpura. A coloração de debaixo das asas é castanha. As penas da cauda são azul esverdeada com listras negras.

Machos e fêmeas são parecidos mas os machos são maiores e a mancha vermelha do peito é mais pronunciada. Esta mancha cresce conforme a idade da pomba. Alguns dizem que a cor dos olhos indicam o sexo da ave: azuis no macho e arroxeadas ou roxo acinzentadas nas fêmeas.

As patas e pés são vermelhos.

Os jovens são de coloração castanho escuro. Amadurecem por volta dos dezoito meses e são aves de vida longa, com média de vida de 20 anos (existe uma, que vive em cativeiro, que tem 24 anos de idade).

Ao contrário do que muitos pensam, não existe uma Apunhalada totalmente branca com uma mancha vermelha no peito. O que acontece é que a característica mais marcante para quem a vê pela primeira vez, é o peito branco e a mancha vermelha no peito, fazendo com que a pessoa se lembre apenas dessa característica, esquecendo-se das demais.

A Apunhalada é agressiva e não deve ser mantido mais do que um casal por viveiro. Os machos lutam até a morte quando adultos. Também não devem ser mantidas com outras pombas do mesmo tamanho em um viveiro pequeno. Se dão bem com pombas de tamanho menor, mas deve-se tomar cuidado quando estiverem juntas com pombas maiores.

Alimentação

Se alimenta de sementes, pequenas frutas (como amoras, framboesas), insetos, minhocas e outros invertebrados que encontra no chão da floresta.

Em cativeiro, devem ser alimentadas com sementes e muitos insetos (larvas também), pois, sem essa alimentação, não vive bem. O ideal é, na dieta de sementes, acrescentar sementes oleaginosas, como a semente de girassol e milho. Larvas e ovos cozidos também fazem parte da dieta, principalmente quando está na época de procriação.

Reprodução

Durante a corte, o macho se exibe para a fêmea mostrando a sua mancha vermelha do peito.

A fêmea coloca dois ovos em um ninho construído a base de vegetação verde e grandes folhas. Os ovos são chocados por 17 dias, quando nascem os filhotes. Filhotes com 12 dias de vida já são capazes de voar, apesar de serem bem pequenos.

Os filhotes podem permanecer com os pais durante um tempo ou podem ser removidos assim que conseguirem comer sozinhos, o que ocorre por volta da quarta semana de vida.

Alguns casais nunca brigam com os filhotes, outros o expulsam do território quando nasce a outra ninhada (nestes casos, deve-se retirar os filhotes do viveiro dos pais).

Referências

Zoológico Austrália
International Dove Society
Zebra Finch
Bird Watch
Revista Cães & Cia