Tartaruga Pintada Oriental

Origem  Temperamento  Características  Cuidados  
Reprodução  Referências


Origem

A Tartaruga Pintada Oriental é encontrada no extremo oriente do estado e em dois municípios sulistas. 

Estas tartarugas gostam de viver em locais com bastante lama. São encontradas em áreas pantanosas e rios de correnteza fraca. 

São comuns no sudoeste da Nova Escócia, mas têm se tornado menos comuns, ou então não existem, no nordeste. São encontradas em lagoas cheias de plantas, lagos e rios. Geralmente são vistas em grupos, que se aquecem sob o sol em pedras e troncos. Parecem ser mais comuns onde crescem os lírios d'água e gramíneas, comendo insetos, caracóis e pedaços do lírio d'água. 

Habitat

Rios e pântanos com alta quantidade de lodo.

As tartarugas pintadas preferem lagos "assentados", pântanos e rios com muitas plantas aquáticas. São tartarugas aquáticas, mas passam um tempo considerável se aquecendo ao sol. Geralmente elas se aquecem sob o sol em grupos e compartilham os locais do banho de sol com outras espécies de tartarugas. Em áreas onde os locais para banho de sol são limitados, não é raro ver 30 tartarugas pintadas ou mais tomando sol em um único tronco.

Nome científico

Chrysemys picta picta

Temperamento
Gostam de tomar sol. As tartarugas são dóceis e geralmente podem ser manuseadas sem medo que elas mordam. 

As tartarugas pintadas são diurnas. Passam muitas horas por dia tomando sol em rochas, troncos, tocos de árvores e nas margens dos rios. A maioria dos banhos de sol ocorrem no meio da manhã e no meio da tarde. As tartarugas pintadas são muito cautelosas e tímidas. Quando algum humano se aproxima, elas mergulham. Normalmente elas se enterram no fundo do rio durante a noite.

No começo do outono, as tartarugas pintadas começam a ficar menos ativas e no final da estação elas hibernam. Elas hibernam embaixo d'água, enterrada na lama no fundo dos rios e lagos. As tartarugas pintadas permanecem hibernando por quatro ou cinco meses. No início da primavera, elas começam a ficar ativas novamente. No extremo sul dos EUA, onde é mais quente, as tartarugas pintadas hibernam muito pouco ou nem sequer hibernam. Durante os meses de verão, elas geralmente são encontradas migrando de um curso de água para outro.

Características

Esta é a tartaruga mais comum e mais colorida na Nova Escócia. 

É fácil distinguir a tartaruga pintadas das outras tartarugas. Elas podem atingir cerca de 25cm de comprimento. O casco liso e plano da tartaruga pode ser preto, cor de oliva ou marrom. Alguns filhotes têm uma quilha, que desaparece com a idade. 

Normalmente elas têm linhas amarelas ou laranjas no casco, dependendo da subespécie. Nas bordas do casco, possuem um padrão de linhas vermelhas. A pele da tartaruga pintada é cinza escura, cor de oliva, marrom ou negra. O plastrão pode ser amarelo, cor de creme ou canela. Duas subespécies possuem desenhos no centro do plastrão. 

Existem muitas listras finas na cabeça e no pescoço da tartaruga pintada. As linhas na sua cabeça são amarelas, enquanto as do seu pescoço são vermelhas. As mandíbulas das tartarugas pintadas têm a superfície estreita, mas que é capaz de esmagar coisas. Há uma fenda no centro da mandíbula superior. Em cada lado da fenda, existem duas pequenas pontas. 

As patas e a cauda da tartaruga pintada possuem muitas listras vermelhas. Os machos maduros são menores que as fêmeas e têm garras mais compridas nas patas da frente.

Cuidados

Alimentação

A dieta da tartaruga pintada varia com a idade. Os filhotes e as tartarugas jovens são principalmente carnívoros, passando para uma dieta mais onívora conforme vão amadurecendo. Insetos, tais como as larvas da libélula, larvas de moscas e besouros, compõem a maior parte da alimentação das jovens tartarugas. 

Os adultos comem grande quantidades de vegetais (mais freqüentemente plantas aquáticas flutuantes, algas, e lírios d'água) e caracóis, insetos, lagostins, sanguessugas, mexilhões de água doce, girinos e anfíbios adultos, ovos de peixe, peixes pequenos e cadáveres. Elas não atacam os peixes: a maioria dos peixes que elas comem provavelmente estão feridos, doentes ou quando já estão mortos.

Longevidade

Os filhotes da tartaruga pintada são presas para muitos animais. Poucos conseguem sobreviver até alcançar a maturidade. As tartarugas adultas também são predadas por outros animais, como jacarés, coiotes e, ocasionalmente, humanos. Quando cruzam estradas, muitos adultos são atropelados por automóveis. A média de vida delas na natureza é de 5 a 10 anos. Em cativeiro, tartarugas pintadas de 20 anos de idade não são nada incomuns. 

Reprodução

As tartarugas pintadas cavam ninhos ao longo das margens do rio ou em campos cultivados, assim como em praias de areia ou pedregulhos. Os filhotes saem dos ninhos no outono do mesmo ano. Os adultos hibernam no fundo dos lagos.

O acasalamento ocorre no início da primavera e a postura no meio do verão. Os filhotes nascem e deixam o ninho na próxima primavera.

A maturidade nas tartarugas pintadas é baseada no seu tamanho, e não na sua idade. Os machos amadurecem com 2 a 5 anos, as fêmeas com 4 a 8. A fêmea da tartaruga pintada geralmente é maior que o macho. O acasalamento geralmente ocorre no início da primavera. Entretanto, em climas mais frios, o acasalamento não ocorre até que chegue o verão, ou até mesmo o começo do outono. Antes de acasalar, os machos cortejam as fêmeas. Enquanto corteja, o macho nada para trás, em frente da fêmea. O macho vibra suas longas garras dianteiras contra a face e o queixo da fêmea enquanto ela nada. Depois do período da corte, ocorre o acasalamento. Os espermatozóides viáveis podem permanecer no trato genital feminino por meses ou até mesmo anos.

A fêmea coloca os ovos no final da primavera até o início do verão. A postura dos ovos geralmente ocorre no meio da primavera em climas mais quentes. Entretanto, em locais mais frios, a postura geralmente ocorre no meio do verão. Essas fêmeas geralmente têm apenas uma postura por ano, enquanto as que vivem em climas mais quentes têm até 4 posturas por ano.  Os ninhos são feitos em vários tipos de terra. O chão duro é umedecido com a urina das tartarugas, antes da escavação, para fazer com o que o solo fique mais solto. O buraco é cavado com as patas traseiras das tartarugas. Os ovos medem por volta de 32mm. A fêmea ajeita cada ovo no ninho com a ajuda de suas patas traseiras. Uma postura típica pode conter de 5 a 10 ovos. As subespécies maiores podem colocar mais ovos que as outras tartarugas, chegando até mais de 20 ovos por postura. 

Os filhotes nascem depois de 10 a 11 semanas. Os filhotes de climas mais frios geralmente emergem no ninho no começo do outono. Entretanto, se a postura foi muito tarde no ano, os filhotes podem ficar no ninho durante o inverno e emergir dele com sucesso na próxima primavera. 

Os filhotes medem cerca de 27mm de comprimento e 24mm de largura. Uma pequena bolsa da gema do ovo ainda está presa ao filhote depois que ele deixa o ninho. Entretanto, essa pequena bolsa é absorvida dentro de poucos dias. 

Imediatamente depois de deixar o ninho, os filhotes se tornam vulneráveis a muitos predadores, incluindo raccoons, gambás, marsupiais, cobras, outras tartarugas e muitas aves.

Referências

Eastern Painted Turtle
Eastern Painted Turtle

The Turtle Page
Revista Cães & Cia